O prefeito de São Paulo e a vice-prefeita, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inauguraram na manhã desta sexta-feira (27), em solenidade na Zona Norte de SP, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa Verde, o 45º equipamento em funcionamento na capital. Também foram entregues na ocasião as novas instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Casa Verde. Juntas, as unidades prestarão cerca de 6.000 atendimentos por mês.
“Estas são unidades importantes, principalmente nesta região. No ano passado, a rede de CRAS atendeu quase 600 mil pessoas, na rede de CREAS, mais de 100 mil pessoas, e o nosso objetivo até o final da gestão é continuar ampliando esse sistema para que mais pessoas possam ser beneficiadas”, afirmou o prefeito.
A nova unidade do CRAS vai oferecer serviços e benefícios diversos à população carente da região, entre eles, a inclusão nos programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Mínima e Cidadã, concessão da carteira do idoso para o transporte interestadual, encaminhamento das famílias para a rede socioassistencial, entre outros.
O prédio, com 240 metros quadrados de área construída, oferece salas para atendimento individual, sala para atividade em grupo, fraldário, banheiros, sendo um adaptado para deficientes, além de espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais. Uma equipe multiprofissional estará à disposição para prestar atendimentos.
“Esses equipamentos são serviços oficiais que fazem parte da rede SUAS, a rede nacional do Sistema Único de Assistência Social. Em São Paulo, as unidades do CRAS atenderam, nos últimos três anos, perto de 1.800 mil pessoas que buscam ajuda para um momento de dificuldade. Já no CREAS, as pessoas de altíssima vulnerabilidade, com a vida em risco, são atendidas por psicólogos, advogados e assistentes sociais, que encaminham essas pessoas para a rede de atendimento. São dois equipamentos importantíssimos com os quais a cidade de São Paulo conta há apenas três anos”, destacou a vice-prefeita.
Nesta gestão, o serviço do CRAS foi descentralizado das 31 subprefeituras da Capital e passou a atender em unidades próprias. São 45 Centros de Referência por toda a cidade que receberam 594.540 pessoas nos últimos 12 meses, representando um aumento de 37,9% em relação a igual período de 2010.
CREAS
Com 19 unidades, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é responsável, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos. A unidade Casa Verde possui espaço para recepção e acolhida, salas para atendimento individual e entrevistas, sala para reunião com grupo de famílias, sala de apoio técnico, auditório com capacidade para 40 pessoas, espaço lúdico para crianças, copa, banheiro adaptado para deficientes e fraldário.
O CREAS oferece serviços a pessoas com alta vulnerabilidade social, como acolhida e escuta individual para a identificação de necessidades das famílias; atendimento psicossocial e orientação jurídico-social para grupos, famílias e indivíduos; em casos de ameaças ou violações de direitos, orientação e encaminhamentos para a rede do SUAS, além de analisar e atender requisições do Poder Judiciário e dos Conselhos Tutelares. No ano de 2011, a rede CREAS prestou 11.783 atendimentos.
Fonte: Prefeitura de São Paulo