O tio do autônomo Tiago Ciro Tadeu Faria, de 29 anos, o jovem que invadiu a área restrita da apuração do carnaval e que rasgou os envelopes com os votos do jurado na terça-feira (21), disse nesta quarta (22) que o sobrinho começou a escola de samba Império da Casa Verde há cerca de dois anos. Segundo o pintor Antonio Faria, de 61 anos, o sobrinho ficou ao menos cinco meses na prisão depois de ser condenado pela tentativa de roubo a um caixa eletrônico.
Tiago foi preso no Anhembi na terça, logo após a invasão. No boletim de ocorrência registrado no 13º Distrito Policial, da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo, o autônomo informou o endereço da residência da avó dele, uma idosa de 93 anos, no Mandaqui, também na Zona Norte.
O tio, no entanto, negou que Tiago more no local. “Ele morou aqui após ficar órfão em 95. Depois, morou em Recife até 98. Voltou a morar aqui quando voltou para São Paulo e mudou há mais de um ano. Eu sei que ele mora entre a (Avenida) Braz Leme e a Casa Verde, com a nova mulher dele, mas não sei o endereço”, disse.
Tiago é pai de uma menina de 4 anos, que mora com a mãe na Zona Sul de São Paulo, de acordo com o tio. “Ele traz a menina de vez em quando para nos visitar, mas temos pouco contato.”
Segundo Antonio, o sobrinho costuma visitar a avó com frequência. “Ele é muito atencioso com ela. Inclusive, veio aqui na sexta-feira (17) e disse para a avó que iria sair pela Império, que a escola iria entrar na avenida por volta meia-noite e meia e que era para ela assistir. Ele vem no dia feira aqui e perto e trazia pastel para ela”, contou.
O pintor relatou que Tiago integrava a escola da Zona Norte de SP havia pelo menos dois anos. “Ele falou para a gente que fazia parte da diretoria, da comissão da escola. Ontem (terça-feira), ele estava sentado com o pessoal da diretoria acompanhando a apuração com a camisa e a credencial. Se fosse um integrante comum da escola, estaria na arquibancada, não é? Então precisa ver quem foi que deu aquela camisa e a credencial para ele poder estar naquele lugar. Alguém está mentindo”, disse Antonio.
O tio de Tiago confirmou que o sobrinho chegou a cumprir pena pela tentativa de roubo de um caixa eletrônico. “O que eu sei é que ele ficou uns cinco meses na prisão por tentativa de roubo. Foi tentativa, porque não chegaram a consumá-lo, não levaram nada do caixa”, contou.
Apesar de ter ficado órfão com apenas 13 anos, Tiago não foi um adolescente que dava trabalho para a avó, segundo o tio. “Pelo contrário, era um rapaz tranquilo. Trabalhou como vendedor, depois abriu um salão de cabeleireiro, sempre procurou trabalhar”, disse. A mãe de Tiago morreu em janeiro de 1995 em um acidente automobilístico quando seguia para Ibiúna, no interior de São Paulo, e o pai, um policial civil, foi assassinado meses depois no bairro em que morava, no Mandaqui, segundo Antonio.
Para o tio, a preocupação agora é com dona Francisca, avó de Tiago, que viu o neto, pelas imagens de televisão, ser preso, depois do ocorrido. “Ela está profundamente abalada. Ela já toma mais de dez medicamentos todos os dias, então é uma preocupação a mais com a saúde dela. Eu mesmo na hora que vi já reconheci o Tiago quando tudo aconteceu e fiquei muito chateado.”
Fonte: G1