Subprefeitura da Casa Verde intensifica cuidados com as árvores

A cidade de São Paulo, uma metrópole com mais de 11 milhões de habitantes e intensamente urbanizada, optou pela arborização de suas praças, ruas e avenidas, em busca de uma melhor qualidade de vida para seus moradores. Sendo assim, a Prefeitura de São Paulo atua para garantir a conservação da vegetação presente na cidade e, com medidas imediatas, contribui para a integração e o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento da capital.

Todas as medidas relacionadas ao assunto são balizadas por leis e fundamentadas em avaliações do poder público. Para plantar uma árvore, por exemplo, é preciso verificar se, com o desenvolvimento da planta, suas raízes não serão sufocadas ou danificarão o passeio público, se a copa não interferirá na rede elétrica e na a visualização de placas de trânsito, e se sua largura não prejudicará o fluxo de pedestres.

O trabalho da Prefeitura começa com o plantio e prossegue com os serviços de manutenção, como poda e tratamento fitossanitário (descupinização e remoção de pragas), entre outras. Antes de realizar o manejo de um exemplar arbóreo, é necessário analisar a situação do logradouro, suas características, instalações, equipamentos e mobiliários e, simultaneamente, respeitar as características da espécie, como dimensão, folhagem, raízes e frutos, de forma a adequar a arborização do local. Além disso, as intervenções sempre são orientadas por um profissional habilitado, com base em legislações municipais, estaduais e federais.





Quem tem competência para identificar se um espécime arbóreo tem, de fato, risco de queda, é um profissional com conhecimento técnico em botânica e solo, como um engenheiro agrônomo, ambiental ou biólogo. No entanto, sinais como ocos abertos, fungos, rachaduras e fendas longitudinais também podem indicar o risco. Nesses casos, é importante que o munícipe contate a Subprefeitura responsável por seu bairro, para que a situação da árvore seja avaliada e o melhor manejo para o exemplar seja indicado. Um corte ou poda realizada por pessoa não habilitada ou autorizada pode gerar multa e ainda ser considerado crime ambiental.

Subprefeitura da Casa Verde efetua melhorias na Praça Antonia Maturano

A Subprefeitura Casa Verde realizou serviços de manutenção e conservação na Praça Antonia Maturano, no dia 30 de janeiro. Na ocasião, foram executadas 28 podas de árvores e corte de 6.300 m² de grama. Também foi identificada a necessidade da remoção de uma Paineira, devido ao mau estado fitossanitário, que além de impedir seu pleno desenvolvimento, oferece risco aos transeuntes e usuários da praça. A retirada da árvore será efetuada após elaboração de laudo técnico e autorização do serviço no bairro da Casa Verde, e outro exemplar será plantado no local, conforme determina a legislação.

O munícipe Miguel Moreno Sanches, 62 anos, fotógrafo, morador na região há mais de 30 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura de São Paulo no local e disse que, com as melhorias, “famílias voltarão a frequentar a praça e ajudarão a conservar o local”.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário