Caminhões tiram a paz de rua na Casa Verde

A instalação de uma distribuidora de alimentos na Rua Maria Júlia, no bairro Casa Verde, Zona Norte de SP, mudou a rotina dos moradores. Acostumados com a tranquilidade da via, eles passaram a conviver diariamente com dezenas de caminhões e utilitários que carregam e descarregam produtos na empresa. A maior reclamação é com o desrespeito às leis de trânsito. Apesar das placas proibitivas, os veículos ficam estacionados na rua, às vezes até sobre as calçadas.

Moradora da Maria Júlia há 60 anos, desde que nasceu, a aposentada Fátima Catarino de Oliveira diz que a rua era muita sossegada antes da chegada dos caminhões. “Agora estamos sofrendo. Até entendemos que faz parte do trabalho da empresa, mas ela cresceu muito para estar aqui”, avalia. Segundo Fátima, os caminhões trancam a passagem de veículos quando estacionam irregularmente. “A rua não é própria para caminhões”, comenta a moradora, afirmando que eles costumam parar sobre as calçadas, provocando estragos.

A aposentada Maria do Rosário Franco de Paula, 83 anos, que mora na região desde 1953, reclama do perigo de transitar pela rua e dos buracos no asfalto. “Todo mundo que mora aqui fica incomodado”, afirma Sônia Pacheco, 58 anos. Ela precisa pedir para os motoristas tirarem os caminhões, muitas vezes, para poder sair da garagem de casa.





Dono da empresa, Carlos Cesar Florian afirma pedir aos motoristas para ficarem em outras ruas até chegar a vez de entrar no galpão, em vez de estacionar na rua, mas nem sempre é atendido. Segundo ele, um funcionário foi contratado para organizar os caminhões e resolver o problema. O empresário informa que tem interesse em se mudar do local, mas está com dificuldade para encontrar imóvel adequado na região.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que a Rua Maria Júlia é monitorada regularmente. Só nos últimos três meses, foram 69 fiscalizações na via, que resultaram em 19 remoções (quando o motorista remove espontaneamente o veículo ) e nove autuações por estacionamento proibido. Ao constatar veículos sobre calçadas ou cometendo outra irregularidade, o morador pode acionar a CET pelo telefone 1188.

A Subprefeitura da Casa Verde informa que equipes de obras, tapa-buracos e de fiscalização realizarão uma vistoria no local até o final desta semana.

Fonte: Diário de S. Paulo





Deixe seu comentário