Entre os dias 15 e 17, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso será tomado pela literatura. Contemplados pelo Edital de Ocupação do CCJ, o Coletivo Cultural Poesia na Brasa promove o 1º Seminário de Literatura da Periferia, que pretende discutir e analisar a produção literária periférica. Esse encontro integra a 1ª Feira Literária do CCJ, que conta com um espaço para venda de livros e também duas oficinas que pretendem discutir tópicos em voga entre os apreciadores do gênero.
A primeira oficina recebe o escritor, tradutor e editor Eric Novello para discutir os processos editoriais, mostrando todas as etapas pelas quais o livro passa após a finalização da escrita. A outra oferece uma introdução à criação dos e-books e é coordenada pelo desenhista e editor Erick Santos Cardoso, que trabalha com as editoras Draco e Globo Livros.
As mesas do seminário estão organizadas em três eixos: política (Literatura da Periferia e Política: Trança de Raiz?), educação (Barreiras Visíveis e Invisíveis: Teorias e Práticas que Entrelaçam Educação e Literatura da Periferia) e estética (Entre as Frestas da Forma: Rachaduras e Horizontes).
Nesta primeira edição, o único pré-requisito era que o autor ou o grupo deles se identificasse com o que a equipe organizadora entendia por livros de literatura da periferia – publicações produzidas por moradores dessas regiões nas grandes cidades, de diversos gêneros de escrita, e publicados e distribuídos de forma autônoma ou por meio de editoras próprias e independentes. “Esta programação é importante porque dialoga com um movimento literário bastante jovem e que ao mesmo tempo já está bem consolidado, mas ainda tem pouco espaço em lugares institucionalizados”, comenta Amanda Prado, responsável pelas redes sociais, uma das assessorias do CCJ que conceberam o evento. “Temos inscritos autores de diversas linguagens, sendo possível encontrar mangás, romances, fanzines, poemas e antologias, tudo num só espaço. Agora é esperar que o público visite a feira e conheça os autores e suas produções.”
Programação
Feira de Livros
Durante o evento, o público poderá entrar em contato com diversos autores do gênero e adquirir as publicações.
| Área de convivência. Dias 15 e 16, das 17h às 21h. Dia 19, das 16h às 20h
Processos Editoriais (oficina)
Coord.: Eric Novello (escritor e organizador de coletâneas como “Meu Amor é um Mito”).
| +15 anos. 15 vagas. Inscrições a partir do dia 3 na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 15, das 15h às 18h
Como fazer um e-book (oficina)
Coord.: Erick Santos Cardoso (editor da Globo Livros e da Editora Draco).
| +15 anos. 15 vagas. Inscrições a partir do dia 3 na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dias 16 e 17, das 14h às 17h
1º Seminário de Literatura da Periferia
Política – Literatura da Periferia e Política: trança de raiz?
Com Nelson Maca (Bahia) e Ruivo Lopes (São Paulo). Mediador:
Diego Arias (Sarau da Brasa – São Paulo).
| Espaço Sarau. Dia 15, das 18h às 20h
Educação – Barreiras visíveis e invisíveis: teorias e práticas que entrelaçam educação e Literatura da Periferia
Com Allan da Rosa (São Paulo) e Celinha Reis (São Paulo). Mediador: Michell da Silva – Chellmí (Sarau da Brasa – São Paulo).
| Espaço Sarau. Dia 16, das 18h às 20h
Estética – entre as frestas da forma: rachaduras e horizontes
Com Cidinha da Silva (Minas Gerais) e Érica Peçanha (São Paulo). Mediador: Michel Yakini (Sarau Elo da Corrente – São Paulo).
| Espaço Sarau. Dia 17, das 17h às 19h
Serviço no bairro da Casa Verde:
1ª Feira Literária do CCJ
Data: 15 a 17 de março
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641 – Casa Verde