Neste sábado (09), entre 06h30 e 18h00, 29 subprefeituras participam da Operação Cata-Bagulho, um serviço gratuito que tem como finalidade o recolhimento de materiais sem utilidade para a população, como pedaços de madeira e metal, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões velhos, entre outros, a fim de combater o descarte desses objetos em combate ao descarte irregular em vias públicas ou margens de rios e córregos.
Para que ação seja realizada com sucesso, os moradores dessas regiões precisam colocar os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação abaixo, atentando para os horários e para as vias que serão percorridas.
Vale lembrar que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Sendo assim, é preciso consultar o site da Subprefeitura Casa Verde para confirmação das vias na sexta-feira, véspera da ação.
O descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa em R$14 mil, por isso, se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, é possível solicitar que a Subprefeitura de sua região inclua a via na programação do serviço através do telefone 156. Outra opção é levar o material em desuso a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).
Confira as vias e horários da operação
Rua Jerônimo de Andrade, Rua Afonso Lopes Vieira, Rua Koshun Takara, Rua Condessa Amália Matarazzo, Av. Francisco Machado da Silva , Estrada da Séde, Rua Ana Luiz da Conceição, Rua São Roque de Minas, Rua São Miguel do Tapuio, Rua Taquaraçu de Minas, Rua Gervásio Leite Rebelo, Av. Inajar de Souza, entre outras vias do bairro Cachoeirinha e Casa Verde.