Tiago Ciro Tadeu Faria, de 29 anos, que rasgou as notas das escolas, ficará preso sem direito a pagar fiança. Ele pulou a grade, correu em direção a mesa onde o locutor lia as notas, agarrou e rasgou os envelopes que continham as notas das escolas de samba na tarde desta terça-feira (21) no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Depois colocou dentro da calça. Ele é acusado de danos ao patrimônio público e supressão de documento.
Com a confusão um dos troféus ficou amassado. Minutos depois, o pessoal da limpeza encontrou notas dentro de um banheiro químico, justamente notas do último quesito, comissão de frente.
Com a apuração interrompida, a torcida da Gaviões da Fiel deixou a arquibancada. Parte do grupo chutou e arrancou a proteção metálica colocada junto à grade do Sambódromo. Minutos depois uma coluna de fumaça preta subiu no Anhembi.
Depois que o fogo foi controlado, mais bate boca. A briga tinha começado antes da apuração das notas. Dois jurados foram trocados na quinta-feira o que pegou algumas escolas de surpresa. Os presidentes se reuniram e por oito votos contra seis decidiram manter as notas dos novos jurados.
“Fiquei sabendo um dia depois do desfile que foi trocado, falta de comunicação geral. Tanto pra nos quanto para todos os outros presidentes. Mas a gente está com a pulga atrás da orelha”, fala o presidente da Gaviões da Fiel, Antônio Alan.
“A opinião da Vai-Vai é que não deviam ter sido trocados esses jurados ou se tivesse a troca tinha que ser comunicado a cada presidente olho no olho devido a seriedade do assunto. A gravidade”, diz o presidente da Vai-Vai, Darli Silva.
O homem que arrancou as notas da mesa é Tiago Ciro Tadeu Faria, de 29 anos. Ele foi preso. Tiago já tinha passagem pela polícia por roubo, porte de arma, receptação, e formação de quadrilha. Segundo a polícia, ele ficou irritado, porque o que foi decido na reunião não foi respeitado.
“Ele fala que é da Império da Casa Verde, diz que é diretor. Ele fez isso porque, segundo ele, quebraram um acordo que teve anteriormente. Que porque, falaram que no meio da votação iam parar e falar que ninguém ia cair porque alteraram dois jurados na quinta-feira”, conta o delegado Oswaldo Nico Gonçalvez.
“Ele não faz parte da diretoria da Império de Casa Verde e essa questão de faz parte, não faz parte é muito simples, porque a constituição é registrada em ata inclusive na Liga. É só verificar na ata que não consta o nome dele como diretor da Império de Casa Verde”, afirma o advogado de Tiago, Eduardo Moraes.
O integrante da Gaviões da Fiel, Cauê dos Santos Ferreira, de 20 anos, também foi preso, por envolvimento na confusão. Ele e Tiago vão responder, presos, por dano ao patrimônio público e supressão de documentos.
Segundo a Polícia Militar, outras três pessoas foram presas no Sambódromo por vandalismo e porte de drogas.
Fonte: G1